Some examples of MY RUNNING MUSIC !!! (Just click play to listen and enjoy)


Get a playlist! Standalone player Get Ringtones

Tuesday, June 5, 2007

80km de Trilhas e Montanhas - Squaw Peak 50

Antes de compartilhar com voce o que eu me lembro da minha prova Sabado eu quero dizer que foi um dia especial tambem, porque meu irmao mais novo, Heath, esteve no Hawaii competindo no triatlon da Ford 1/2 Ironman na ilha de Kona. Entao, nos dois estavamos competindo ao mesmo tempo durante parte do dia. O Heath conseguiu completar o triatlon muito bem com um tempo de 4 horas e 28 minutos....tomando o decimo quarto (14) lugar entre um campo de mais de 950+ atletas. Eh isso ai meu brother!!!

Voce pode ver todos os resultados aqui: (site official): http://www.honuhalfironman.com/
Clique no botao "results" do lado esquerdo da pagina e faca a busca da maneira que voce quiser: Heath Thurston (na categoria Male Pro)


Aqui estao os 20 mais rapidos da prova

Aqui vai algumas fotos do meu irmao na sua casa em Orem, Utah onde ele trabalha de Personal Trainer e Tecnico para outros triatletas.


Este eh o "Centro de Treinamento" no quintal dele






Esta foto foi tirada na primeira competicao dele como um atleta profissional na prova "Ironman Arizona" em Abril 2006.

Aqui esta um video muito bacana na YouTube do meu irmao quando o Jornal de KUTV Canal 2 estava fazendo uma historia a respeito dele competindo no triatlon dos Jogos de Verao do estado de Utah: Video do Heath


Bom, entao...como eh que posso conseguir explicar o quanto esta prova de 80km eh dificil?

Eu perguntei pro Diretor da Prova, John, se alguma vez nos ultimos onze anos que ele organiza essa prova, se ele correu a prova toda. Ele perguntou pra mim, "Voce diz, no mesmo dia?". E eu respondi, "Sim". A resposta dele entao me surprendeu um pouco e ao mesmo tempo me fez rir...ele disse, "O que, tu acha que sou louco, eh?"...kkkkkk

Alguem me mencionou no final da prova, durante a ceremonia de premios, que "ultramaratonistas nao param de se submeter as provas incrivelmente dificeis como estas porque eles tem algo errado com se mesmo que as pessoas normais nao tem":

(1) Nos somos muito burros e teimosos

(2) Nao temos uma memoria muito boa

(3) e eu nao me lembro da terceira coisa, mas tudo bem....

Acho que nunca vou entender realmente por que eu me coloco nessas situacoes sempre. Deve ser a aventuda e a minha curiosidade pra "ver" se eu consigo, se consigo completar, se consigo correr aquela distancia ou aquela duracao e sem desistir ou enfracassar completamente.

Mapa GPS da prova pelas montanhas.



Eu tentei correr essa prova 3 anos atras, em Junho de 2004, e foi a minha primeira tentativa de uma distancia de mais de 42km, foi a minha primeira ultramaratona. Que engano meu...rsrsrs! Eu tinha treinado o suficiente para completar duas maratonas em seguida, mas a Squaw Peak 50 Mile Trail Run eh muito mais do que so correr 80km. Voce esqueceu de que tem 4.500 metros de subida em tilhas e ruas de chao? . Apenas 14 a 15 km sao percorridos no asfalto... o resto ta em cima, e eu digo LA EM CIMA das montanhas.

+ ou - quilometro 38, subindo a estrada de Hobble Creek Canyon

Entao, quando eu tentei fazer esta prova tres anos atras eu nao estava preparado nada pelas subidas persistentes. Eu nao estava hidratado nem 50% do tanto que devia ter estado aquela manha antes da prova, e muito menos depois de 10km e um mil metros subindo trilhas na montanha. Logo eu tive todos os sinais de desidratacao: muito suor, boca seca, criando sal na pele, veias ruidas, diarreia, e o pior de tudo....com 5 horas de prova eu estava urinando sangue, isso mesmo, SANGUE!!!


Mas claro, sendo burro e teimoso eu continuei, tentando me hidratar o suficiente, mas ate quilometro 52, e depois de oito horas de correr desidratado, eu abandonei a prova...NAO CONSEGUI COMPLETAR. Eu fiquei decepcionado. Nem acreditei que nao consegui completar o desafio.

Subindo Hobble Creek Canyon para quilometro 42

Bem, este ano eu voltei com uma vinganca! Eu ia completar essa prova a qualquer custo. Eu ja estava com mais experiencia, tendo corrido varias ultramaratonas e treinamentos de 80, 100 e ate 150 quilometros continuos em Marco. Dessa vez eu comecei a me hidratar dias antes da prova. Eu tinha treinado mais de 1.500 quilometros desde o comeco do ano e a maioria dos meus ultimos treinos foram la nas montanhas. Dependendo da prova que vai fazer voce tem que treinar em ambiente e terreno comparavel pra ser preparado.

As 4:40 da manha eu e meu pai estavamos na area de largada verificando se eu tinha tudo que precisaria. Deixei uma mochila com materiais, comida e uma garrafa extra pra ser levada para o Ponto de Apoio #8 (53km). Ainda estava escuro mas o sol nao tardou em raiar. O diretor do evento disse algumas ultimas palavras e as 5:00 horas em ponto mais de 200 atletas largaram numa trilha de asfalto por 4km antes de comecar a subir as trilhas muito inclinadas.

Mapa de Elevacao da prova


Eu me senti muito bem subindo (quase escalando) os primeiros 10km e 1.000 metros de elevacao. Assim que eu cheguei ao lado posterior da montanha Rock Canyon eu passei pelo Ponto de Apoio #4. Logo eu comecei a ultrapassar os atletas que largaram mais cedo -- participantes que demoram mais de 15 horas largaram as 4:00 da manha -- Eu fiquei admirado por estar conseguindo manter um ritimo razoavel nessa trilha que nao parava de subir.


Do Ponto de Apoio #4 (~25km) ate o Ponto #5 (~35km) nos descemos mais de mil metros em altitude novamente. Eu fiz check-in no Ponto #5 as 9:08 e somente fiquei dois minutos, tempo suficiente para tomar mais liquido, encher a garrafa de novo, e catar um monte de batatas e bananas passadas em sal. Logo eu ultrapassei mais tres caras e quando eu estava mais ou menos a metade do caminho ao Ponto de Apoio #6 meu pai apareceu na sua bicicleta tirando fotos. Eu fiquei com um sorriso enorme ao ve-lo. Foi muito bom ter apoio de alguem depois de 4 horas e meia de corrida, praticamente sozinho.

Ponto de Apoio #6 aproximadamente 42km

Meu pai pedalou ao meu lado e ficou junto comigo ate o final da rua de asfalto onde estava localizado o Ponto #6 (~42km). Foi bem ali que ele tirou essa proxima foto de mim bebendo mais agua antes de pegar um monte de comida e doce pra levar comigo ate o proximo Ponto de Apoio. Apesar de ser so 10 horas da manha...o sol ja estava rachando e esquentou muito. Chegou a fazer 35 graus durante a prova.


Tomando muita agua....o calor ja chegou


Eu mantive um ritimo bom ate o Ponto de Apoio #7 (~47km) e vi apenas uma pessoa durante aquela parte da prova, estava muito so. Um pouco depois de ter corrido num rio quase vazio, e somente 2km antes do Ponto de Apoio #8 (~53km), eu vi um amigo meu, Marc Sanderson, que me deu algumas palavras encorajadoras. Foi aqui que eu tive que abandonar a prova tres anos atras. Desta vez eu estava bem melhor e bem mais rapido. Faltava apenas 15 pro meio dia, tres anos atras nessa mesma distancia ja era uma da tarde.



Sabado passado, uma semana antes da prova, eu fui com o John Bozung, o diretor da prova, e corri os ultimos 27km, marcando e limpando as trilhas. Nao parecia 27km dificeis naquele dia, mas dessa vez, depois de 7 ou 8 horas sem parar e sob o calor do sol, eu descobri por que esta prova eh considerada uma das tres mais dificeis do pais.

A maioria da prova parecia assim....lindo, ne?

Pelos proximos 11km NAO TEM pontos de apoio e subimos a montanha ate quase 3.100 metros acima do nivel do mar. Ainda tem neve la (Aloooo!)....mas com aquele calor? Como eh possivel....hehehe? A parte mais dificil da prova foi milha 40 (~64km), tem uma subida de 430 metros em 1,5km. Demorei 42 minutos pra escalar so essa parte...minha nossa!!! Eu comecei a ficar fraco e desidratado. Me segurei pra nao vomitar varias vezes. Estava sentindo muita ansia e realmente pensei que nao era capaz de completar tudo.


Assim que eu alcancei o Ponto de Apoio #9 (~66km), no topo da montanha Windy Pass, eu comi bolachas e tomei mais remedio pra dor e caimbras. Quando eu tentei me sentar numa cadeira tive muitas caimbras e acabei caindo no chao. Entao, estiquei um pouquinho e voltei a correr. Agora era so descida em trilhas rochosas por mais 10km :)


Depois dos 10km de descida eu cheguei no Ponto de Apoio final, #10. Eu fiquei muito feliz ao ver meu pai la torcendo por mim mais uma vez. Ele foi ao meu encontro para tirar mais fotos e me esperar na linha de chegada.


Chegando no ultimo Ponto de Apoio, #10....so mais 5km!


Ponto de Apoio #10 - 2 minutos pra deitar e lavar o rosto


Os ultimos 5km foi no asfalto ate Vivian Park. O calor era tao insuportavel que eu guardei o pano molhado que me deram no ponto de apoio pra por na minha cabeca ao continuar ate a linha de chegada. Me senti tao bem que eu nem percebi o tempo passar e ja ja estava virando pra entrar no Parque.


Chegando no parque onde estava a linha de chegada (Vivian Park)



Virada final apenas 20 metros da linha de chegada....



C O M P L E T E I......11 horas 29 minutos !!!



Eu tinha esperanca de que pudia completar em menos de 12 horas, entao completando em 11,5 horas foi muito bom pra mim. Dos 220 atletas que comecaram a prova de manha, somente 200, mais ou menos, completaram. Muitos dos outros tiveram que abandonar a prova por diferentes razoes como eu abandonei tres anos atras. Mas dessa vez foi minha vez de completar e ficar no final torcendo pelos outros que estavam chegando atras de mim completando essa prova que eh uma das mais dificeis do pais.


Eu terminei no trigesimo nono lugar entre o campo de 220 participantes. A Birgitta Johnson, que eu conheci em Marco na prova de 80km na Ilha do Lago Salgado (e foi a primeira mulher) tambem pegou o primeiro lugar das mulheres nessa prova. Uma outra amiga minha, Marcee Christian, teve um dia otimo. Ela nao apenas melhorou o tempo dela do ano passado por uma hora e meia (completando em 12:08:00), mas tambem ficou entre as 10 primeiras mulheres. Marc, Shaun, Crockett, Jed, Brent e outros amigos meus tambem fizeram uma otima prova.


Nao me senti muito bem o resto da noite e ate desmaiei no chao ao lado da minha cama na madrugada depois de me levantar e ter ido ao banheiro. Foi meio estranho e assustador, acordar sem saber por que e como acabei la, e por que eu estava dormindo no chao...rsrs


Eu estava pesando 83kg antes da prova e ao terminar pesava 79.5kg. Eu costumo manter meu peso quando corro essas ultramaratonas mas dessa foi mais dificil.

Eu, minha irma Alaina e sua filha, e meu dad Gary


Agora eh so sentar e relaxar. Foi muito dificil comer e beber logo depois mas eh importantissimo....e tentar NAO vomitar nao foi facil tambem. Desidratacao foi uma batalha constante hoje, mas eu fiz o melhor que pude e acabei melhor do que da ultima vez. Nao fiz xixi VERMELHO.....isso eh um bom sinal....hahahaha!



Tempos de check-in nos Pontos de Apoio


Aqui vai alguns dados do sistema de GPS que usei durante a prova


Eu tive uma media de 150 bpm. O maximo foi 180 bpm e o mais baixo foi 73. Minha estrategia foi de correr mais devagar ou parar sempre que alcancava mais de 160 bpm.





Minhas estatisticas por milha em grupos de 10 milhas












Aguarde mais aventuras e experiencias....

Meu proximo desafio vai ser sabado agora dia 9 de Junho... o Tur da Cura de diabetes, uma prova de 100 milhas (160km) de Ciclismo!!!

E agora eu posso finalmente comecar a treinar para prova no deserto perto de Las Vegas: (link) Running With The Devil 50 Miler no dia 30 de Junho...e em Julho eu vou participar como Pacer e membro de equipe da Monica Otero na Ultramaratona de Badwater com meus amigos Marcio Villar, Mario Lacerda, Marta Almeida, Rodrigo Cerqueira (se ele conseguir vir), Manoel Mendes, Valmir Nunes e outros...la em Death Valley, California (Vale da Morte) :)

Best wishes to all,
Jarom Thurston

Se a perfeição não faz nada impossível então a imperfeição faz tudo possível (JLT 1993)

No comments: