Some examples of MY RUNNING MUSIC !!! (Just click play to listen and enjoy)


Get a playlist! Standalone player Get Ringtones

Wednesday, February 18, 2009

BR135 & Arrowhead 135 em apenas 8 dias!

(Um relato rapido da minha condicao da BR135 e Arrowhead 135 ultramaratonas que corri em 8 dias)

Acabei de voltar aos EUA do Brazil no final de Janeiro logo depois de correr a BR135 (em 56 horas conservativas) e ai tinha apenas 8 dias para voltar para correr a Arrowhead 135 no gelo em Minnesota com o Joao Sacks (de Curitiba) e com o Marcio Villar (Rio). Agora ja to de volta em Utah, finalmente! Foram as duas semanas mais dificeis da minha vida.

Aqui ta um video em homenagem a todos os atletas da BR135 2009!!!

A prova comecou na segunda-feira dia 2 de Fev e terminou dia 4 a noite. Eu, infelizmente tive que tomar a decisao dificil de parar e abandonar a prova depois de ter corrido 150km (triste mas eh a verdade). E o pior era o fato de que eu estava liderando a prova depois de 120km ate os 150km por mais de duas horas na frente do segundo e terceiro colocados, mas eu tava realmente com medo de me colocar em risco de vida.

Essa prova eh MUITO perigosa pois eh uma prova de sobrevivencia, nao de corrida, e com muito pouco apoio. Voce tem que ser auto-suficiente e tem apenas dois pontos de apoio durante os primeiros 120km...os ultimos 100km nao tem nada de apoio. Temperaturas chegaram a fazer -25C abaixo de zero durante a primeira noite e eu sofri muito pra nao congelar e poder ver a luz do dia novamente....a segunda noite chegou a fazer quase -40C graus abaixo!!!

E eu sabia que seria muito mais dificil e menos seguro se continuasse sozinho por uma segunda noite sem apoio e sem dormir. Entao foi ai que parei, apesar de estar liderando a prova, depois de 150km antes do por do sol do segundo dia. Chorei muito enquanto esperava resgate de snowmobile.

Passaram se duas horas quando vi finalmente o segundo e terceiro atletas me alcancando e dei meus "parabens" e falei que eu tava fora e que nao ia mais continuar na prova. Comecei a me congelar demais e nao tinha como ficar esperando mais, eu tinha que levantar e comecar a correr mais. Mas eu nao queria ir pra frente e ficar cada vez mais longe da rodovia que tinha passado, entao decidi voltar 5 a 6km procurar ajuda e carona e poder me esquentar novamente.

O Joao abandonou a prova depois de quase 30km e o Marcio, depois de um milagre, se ressucitou de um estado de hipotermia na primeira noite e continuou durante o segundo dia e noite para completar os 217km em 58 horas!!! (Parabens meu amigo). O Marcio tinha tentado correr essa prova em 2008 mas teve que abandonar no primeiro ponto de apoio (+ou- 70km) porque quase perdeu os pes devido ao frio e gelo que formou nos tenis dele (frostbite).

Muita gente abandonou a prova este ano, incluindo o recordista da prova que parou depois de 80km e ate o proprio diretor da prova, que corre todo ano, tbm teve que parar no segundo ponto de apoio (120km)!!!

O desafio todo foi filmado e documentado por tres grandes amigos da Rede Globo (Esporte Espectacular) e foi transmitida ao ar no dia 22 de Fevereiro :

Reportagem da Arrowhead que passou na Globo:
http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM970678-7824-ULTRAMARATONA+DESAFIO+PARA+POUCOS+NO+GELO,00.html

Algumas pessoas que tavam acompanhando a prova pelo site viu que mencionaram algo a respeito do meu pe. Eu tinha um pouco de dor no meu tornozelo direito da BR135 na semana anterior, mas nao era a razao que tive que abandonar a prova. Na verdade, eu tomei a decisao de parar porque pela primeira vez na minha vida, numa prova dessa, eu tava com medo de colocar minha vida em risco uma segunda noite sozinho e sem apoio da organizacao naquelas condicoes. Puxando um treno de 15kg de equipamentos, comida, agua e roupas na neve fofa (pois nevou quase 15cm na noite antes da prova) e depois de correr 217km em montanhas de Minas Gerais me provou que foi algo mais do que eu era capaz.

Eu nao tinha nocao dessa prova antes e nao tava mentalmente preparado pra aquilo. Entao corri com a cabeca e parei quando percebi que nao ia me fazer bem continuar.

Dos 59 que largaram, apenas 24 terminaram a prova em menos de 60 horas e 1 foi desqualificado.

26 de bike largaram, so 15 completaram.
27 a pe largaram, so 8 completaram.
6 de skis largaram, so um completou.

Aqui vai algumas fotos desses dois grandes desafios:



(Eu mostrando o ponto mais alto da prova, Pico do Gaviao)
(Na largada logo antes da prova comecar. Eu to abaixado de camiseta vermelha e chapeu.)




(La vamos noisssss....)



(ainda o primeiro dia....)
(Dia dois.....)



(Dia tres....A linha de chegada depois de 56 horas. Paraisopolis, MG, Brasil.)


Que emocao!!! Nao se pode pagar nem um milhao de dolares pra ganhar o que aquilo que voce recebe depois de completar uma prova dessa.....priceless! (sem preco)

(David Walker, de New Zealand, tbm um Finisher da BR135 2009. David teve a ajuda da minha esposa Sandra na equipe de apoio dele para ser interprete de Portugues/Ingles pra ele e sua familia que tava junto com ele o caminho inteiro. Lauren...you're dad's AWESOME!!! What a tough man.)
Agora so 8 dias pra recuperar e voltar aos EUA e chegar em Minnesota para correr a Arrowhead 135 Winter Ultra no gelo.

(Gil da RedeGlobo, Marcio Villar, eu...chegando em International Falls, Minnesota. O Marcio ja tava la fazia 2 semanas treinando e se adaptando ao frio.)

(Marcio Villar, Eu, Joao Sacks Prestes)

(Edson reporter da RedeGlobo, Tuninho produtor da RedeGlobo, Marcio Villar corredor, Gil da RedeGlobo, Joao Sacks corredor, Eu corredor, Gary Thurston...pai #1)

(Eu, Marcio, e Joao fazendo um treino rapido pra testar nossas roupas e trenos)

(Largada da trilha Arrowhead, 7:35am e ja tava -20 graus. Durante aquela primeira noite chegou a fazer -30 abaixo)


(Primeiro checkpoint....mais ou menos km 70. Aqui eu tava saindo do checkpoint em direcao ao segundo checkpoint no lago do Elefante aproximadamente km 115). Mais tarde durante o segundo dia, antes do por-do-sol, com mais ou menos 150km eu tomei a decisao de parar. Ano que vem eu voltarei...mas dessa vez nao creio que vou correr 217km na semana antes....rsrsrs.

1 comment:

Anonymous said...

Hi there, just became aware of your blog through Google, and found
that it is really informative. I am going to watch out for brussels.
I will be grateful if you continue this
in future. Lots of people will be benefited from your writing.

Cheers!

Feel free to visit my web-site; Muscle REv Xtreme Supplement