Some examples of MY RUNNING MUSIC !!! (Just click play to listen and enjoy)


Get a playlist! Standalone player Get Ringtones

Tuesday, April 1, 2008

Antelope Island 80km & 24 Horas de Moab (em 7 dias)

Antelope Island 50 Mile (80km) Buffalo Run
22 de Marco de 2008

Esta foi a segunda vez que corri essa prova na ilha Antelope no Grande Lago Salgado. Mudaram o percurso este ano e ficou mais bonito e divertido. Eu nao tinha conseguido fazer inscricao, mas algumas semanas antes da prova o Jim Skaggs (diretor da prova) me mandou um email informando que eu ainda podia me inscrever.

Eu nao ia nem tentar quebrar meu recorde pessoal do ano passado de 8 horas 57 minutos porque eu tava me preparando para minha primeira prova de 24 horas apenas sete dias depois dessa prova de 80km. Entao minha estrategia foi correr mais devagar, fazer como se fosse um treino longo para minha corrida de 24 horas em Moab no Sabado seguinte.

Minha amiga Marcee disse que queria correr comigo ja que ela nao tava preparada pra correr essa prova muito rapido. O dia amanheceu muito frio e largamos no escuro. A Marcee teve problemas e dores de estomago desde o comeco ate quase cinco horas de prova.

Finalmente o sol nos aqueceu um pouco e a Marcee comecou a sentir melhor e correr mais rapido. Conseguimos correr os ultimos 40km mais rapido do que os primeiros 40. Nunca fiz isso antes numa ultra maratona...entao foi legal. Corremos os primeiros 40km em quase 5 horas e completamos os 80km bem fortes e em menos de 10 horas com um tempo de 9 horas 44 minutos.

Meu pai, esposa e filha chegaram de carro na ilha para assistir a chegada. Eles chegaram bem na hora de nos ver no Km 70 e de novo na linha de chegada. A Taila ficou tao animada pra poder correr com papai que ela me encontrou quase meio km do final. Ela correu com toda a forca dela, ate de bota, ate que nao aguentou mais e pediu uma carona nos meus ombros ate a linha da chegada.




Eu mostrando (com todo orgulho) minha camiseta da BR135!!! Esta foi a minha primeira ultra maratona desde a prova de 217km no Brasil em Janeiro.

Eu e a Marcee terminamos com uma colocacao boa, quase no meio de 50 atletas que completaram a prova. Eu so tinha planejado correr os 80km em 10 horas e meia, mas depois que prometi pra Marcee que ela poderia terminar em menos de 10 horas ainda eu tive que cumprir, ne? A sopa de vegetais e carne de Bufalo depois da prova foi uma delicia!!!






24 Horas de Moab - Ultra Maratona
29-30 de Marco de 2008


Entao...depois de apenas sete dias de descanso da prova de 80km de trilhas na ilha em menos de 10 horas eu ja tava a caminho de Moab, cidade localizado num dos desertos mais bonitos da terra. Meu pai, esposa, filha e amiguinha da nossa filha foram juntos pra poderem passear e ver os lugares lindos no Parque Nacional de Arcos em Moab. Meu plano era so correr uma trilha de 8,6km por 24 horas sem parar.

Eu cheguei na area da Largada/Chegada/Ponto de Apoio cedo pra poder montar minha areazinha com minhas coisas. Logo mudei tudo pra ficar do lado de um amigo atleta meu, Davy Crockett. A gente deixou nossas coisas do ladinho da barraca de check-in. Ai, a prova comecou exatamente as 7:00 horas da manha, em ponto.



Essa volta em trilha era bem mais puxado do que imaginava. Tinha muita subida, descida, pedra, areia...etc. Larguei um pouco rapido pra poder conversar com meu amigo. Fizemos as duas primeiras voltas em menos de duas horas. Ja na terceira e quarta vez eu vi que nem dava pra correr na subida mais...rs.

Tinha areas de areia, tinha areas de pedra com buracos grandes. Era tudo perigoso pra ficar correndo rapido sem prestar atencao a cada passo. A parte mais gostosa da volta era em terra que cruzou um corrego varias vezes.

Na minha quarta volta eu comecei passar mal e ficar completamente sem energias. Isso eh normal depois de 10 a 12 horas, mas nao depois de 4 horas so. Eu nao tava acreditando...nao tinha nem completado uma maratona ainda e tava achando impossivel continuar por mais uma volta, muito menos mais 20 horas de prova!!!

Eu diminui o meu ritimo e tirei bastante tempo no check-in pra poder sentar e comer. Eu queria bater 100 milhas (160km) em 24 horas, mas esse trajeto tava me matando, tava muito mais dificil do que imaginei. Depois dessa fase de fraqueza total tao cedo na prova eu realmente nao achava mais possivel chegar nem perto de 160km.
Eu queria mesmo era fazer que nem eu fiz no Brazil alguns meses atras e manter um ritimo consistente. Finalmente ao achar meu ritimo eu percebi que eu tava correndo cada volta quase no mesmo tempo toda vez. Minha familia veio algumas vezes pra me ver no primeiro dia e meu pai veio uma terceira vez a noite pra me dar mais uma forca. Ele me falou que eu tava no quinto colocado depois de 11 voltas, mas eu sabia que muita coisa pudia mudar durante a noite.

Tinha um vento forte bem na subida cada volta durante a tarde toda. Finalmente a noite o vento se acalmou um pouco e as nuvens chegaram e manteram a temperatura razoavel. Fazia um tempao que nao via mais varios atletas que via de dia. Ou eles tavam na minha frente ou atras e mantendo o mesmo ritimo, ou eles tinham desistido da prova ja. Depois eu descobri que varios desistiram sim, durante a noite.

Ao completar volta 15 me falaram que eu tava em terceiro lugar, atras do segundo por 17 minutos. Eu tava muito cansado e nao sentindo bem de estomago. Cada volta piorava. Eu queria no minimo completar 17 votas (145km), mas eu sabia que se eu pudia manter meu ritimo de 1 hora e 30 minutos por volta, eu ia ter pouco tempo suficiente pra dar a decima-oitava volta.
Mas com minha sorte eu terminei 17 voltas com uma hora e trinta minutos sobrando ainda...sera que eu ia conseguir dar mais uma volta? Bom, olhei pro cara que tava marcando os tempos dos atletas e falei "Me deseja boa sorte pra que eu chegue antes das sete"...e fui. So me lembro que ele deu uma risada e comentou que era louco mesmo!!!
Nao sei como mas eu consegui correr a ultima volta (#18) de 8,6km de trilha em uma hora e 25 minutos. Ao subir a ultima subidinha chegando na linha de chegada eu vi meu pai e comecei a chorar por dentro. Ele tinha chego antes e viu que larguei mais uma vez com pouco tempo sobrando, mas me informou que tava indo bem pra chegar bem antes do tempo acabar. Pensamentos do dia inteiro e a noite inteira passaram por minha cabeca ao tomar os ultimos passos para mais uma vitoria minha! (155km em 23 horas 54 minutos)



Recebendo medalha de segundo colocado !!!

2 comments:

Sandra said...

Great job Dad big head! TAILA

Raphael Bonatto said...

Valeu Jarom, muita força e garra meu amigo! Estaremos juntos em Curitiba! Grande abraço, Rapha Bonatto